quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

GDPAPE - Comunicado nº 16 - 02/12/2013


A Audiência Pública na ALERJ

O Apoio do Dep. PAULO RAMOS

Em 20/10/2013 o GDPAPE esteve com Deputado Estadual PAULO RAMOS (PSOL-RJ) e seu Chefe de Gabinete Renan Lacerda para lhes entregar o Ofício GDPAPE 001/2013, no qual são relatadas as agressões e ameaças da PETROS e PETROBRAS ao Plano PETROS PPSP e solicitado o apoio do Deputado, que de modo imediato concordou com a solicitação apresentada.

Em reuniões seguintes foi estruturada a realização da Audiência Pública que se realizou em 02/12/13, para a qual muito contribuíram os entendimentos havidos com a Assessora Adriana Mendes.

Assim como já o fez quanto ao apoio recebido no Senado Federal, o GDPAPE reverencia o espírito público do Deputado PAULO RAMOS e dos integrantes de seu Gabinete e lhes agradece pelo apoio recebido e pelo comprometimento com nossa luta contra forças poderosas em busca de respeito e justiça aos nossos direitos previdenciários.
 

A Desconsideração das Autoridades

Para o GDPAPE uma Audiência Pública traduz a essência do Sistema Representativo que caracteriza o nosso modelo de Democracia, qual seja: ter o apoio de representantes políticos eleitos para, num ambiente público, promover o debate sobre assuntos de interesse coletivo com autoridades e interessados no que se estará debatendo.

Assim fez quanto ao tema "A Separação de Massas e a sua legalidade. Situação dos Aposentados da Petrobras". Para a Audiência Pública o Gabinete do Dep. PAULO RAMOS convidou as seguintes autoridades, dentre outras: o Diretor Corporativo de Serviços da PETROBRAS, o Presidente da BR Distribuidora, o Presidente da PETROS, os Secretários do TCU no RJ e Diretor Superintendente da PREVIC.

Essas autoridades convidadas, como outras, não compareceram à Audiência Pública alegando outros compromissos e nem enviaram representantes, demonstrando total desatenção e desinteresse quanto ao esclarecimento e debate público de questões sob suas responsabilidades e do interesse dos participantes do Plano PETROS PPSP.

O GDPAPE considera profundamente lamentável que essas autoridades tenham assim procedido.

A Ausência dos Interessados

O Plenário Barbosa Lima Sobrinho da ALERJ recebeu um público aquém das expectativas para a importância da Audiência Pública realizada e para a divulgação que o evento teve.

Em que pesem os compromissos ou dificuldades pessoais dos participantes do Plano PETROS PPSP para um maior comparecimento, o GDPAPE classifica como preocupante essa baixa presença e reitera a importância da adesão desses participantes aos movimentos públicos promovidos em defesa de seus interesses.

Apesar do significativo apoio que tem recebido de seus afiliados, o GDPAPE reitera a importância de poder contar com uma massiva representatividade. Para tal, não pode aceitar como normal a pequena presença de público havida na Audiência Pública na ALERJ.

Os Resultados da Audiência Pública

Junto a todos os presentes à Audiência Pública na ALERJ ficou clara a necessidade de se adotarem as seguintes posições:

·  Impedir a divisão do Plano PETROS PPSP, com a “separação de massas” e divisão de seu patrimônio.
·  Formar coalizão de entidades para ação conjunta contra a PETROS e PETROBRAS e junto a órgãos de fiscalização e controle em defesa do Plano PETROS PPSP.
·  Alertar e convocar os participantes do Plano PETROS PPSP para um maior engajamento presencial em defesa de seus interesses

A Proposta GDPAPE

A PETROBRAS e PETROS cometeram o erro de promover a equivocada repactuação de contratos e direitos dos participantes do Plano PETROS PPSP e agora tentam remediar a situação em que colocaram o Plano com uma medida irregular, por não ter sustentação legal e nem regulamentar: a divisão do Plano PETROS com a “separação de massa” e repartição de seu patrimônio.

Para qualquer leigo é fácil perceber que o risco de sustentabilidade aumenta quando se divide a base de rateio sobre a qual esse risco pode ser compartilhado. Essa é a ameaça que paira sobre todos os participantes do Plano PETROS PPSP, repactuados ou não.

E é contra isso que o GDPAPE luta e continuará a lutar, contando sempre com o indispensável apoio de seus afiliados e parceiros.
 
Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário