quarta-feira, 8 de abril de 2015

GDPAPE - Comunicado nº 37 - 08/04/2015



REQUERIDA CPI PARA OS 
FUNDOS DE PENSÃO

No dia de ontem o Senador Aloysio Nunes Ferreira apresentou no Senado Federal o requerimento de sua autoria e da Senadora Ana Amélia que objetiva a instalação de uma CPI para investigar irregularidades de gerenciamento dos Fundos de Previdência das Estatais que possam ter levado à bilionárias perdas em seus patrimônios.

Entre as entidades cujas contas serão investigadas, caso seja criada a CPI, estão a PREVI, dos funcionários do Banco do Brasil; a PETROS; a FUNCEF, dos empregados da Caixa Econômica Federal; e o POSTALIS, dos Correios.

Essa importante iniciativa parlamentar certamente decorre de genuínas motivações dos seus promotores em defender os interesses e direitos dos trabalhadores participantes desses Fundos, como também objetiva defender a transparência e a lisura na gestão dos patrimônios desses Fundos, constituídos por recursos financeiros de natureza pública, visto que recebem aporte de suas empresas patrocinadoras, as que têm o caráter de empresas públicas ou de economia mista.

Por outro lado, para se ter alcançado esse momento em muito contribuíram os recentes episódios de elevados déficits apresentados por esses Fundos e todo um esforço contínuo de entidades e lideranças representantes dos participantes desses Fundos Fechados de Previdência Complementar.

O GDPAPE, em conjugação com o GDP e todas as demais entidades de participantes do Plano PETROS PPSP, prosseguirá em sua atuação junto ao Senado Federal e subsidiará os parlamentares com dados e informações que possam levar a efetiva instalação da CPI e ao alcance de seus maiores propósitos.

Direção Colegiada do GDPAPE

 
Ana Amélia e Aloysio apresentaram requerimento 
para  abertura da  CPI dos Fundos de Pensão
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado


“Fala-se até em aplicação de recursos desses fundos de pensão em títulos da dívida pública da Venezuela. A que ponto chega a temeridade na aplicação desses recursos. Mais da metade dos prejuízos contabilizados pela chamada indústria dos fundos de pensão provém exatamente de operações prejudiciais desses fundos do âmbito das empresas estatais.” — Senador Aloysio Nunes – Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário