quinta-feira, 13 de março de 2014

GDPAPE - Comunicado nº 22 - 13/03/2014


Fatos & Dados

O GDPAPE e a PREVIC

Com base nos conteúdos dos ofícios recebidos da PREVIC em resposta aos ofícios que lhe enviamos notificando as irregularidades praticadas pela PETROS e PETROBRAS em relação ao Plano Petros PPSP, especialmente quanto à pretendida “separação de massas”, o GDPAPE reafirma a sua não aceitação do posicionamento da PREVIC que insiste em desconsiderar os anúncios oficiais da PETROS e as evidências de que essa Entidade, com o aval da PETROBRAS, estão determinadas a prosseguir com as agressões à integridade da estrutura atuarial e financeira do Plano Petros PPSP, aos direitos de seus mantenedores e beneficiários e à sustentabilidade futura do Plano.


Notificações à PREVIC
Desde novembro/2013 o GDPAPE já enviou 03 ofícios à PREVIC, detalhando o que entende serem irregularidades e agressões da PETROS e PETROBRAS ao Plano PETROS PPSP, neles  citando os fatos, documentos e evidência que sustentam as notificações realizadas e anexando a documentação que melhor caracteriza a irregularidade apontada.



As respostas da PREVIC
Desde dezembro/2013 a PREVIC enviou 03 ofícios resposta ao GDPAPE dos quais, em linhas gerais, pode-se depreender que aquela Autarquia:
  • Repassa à PETROS a responsabilidade formal de  atender a pedidos de informações e documentos sobre o Plano PPSP;
  • Não reconhece formalmente os fatos, dados e evidências apontadas e documentadas como suficientes para uma tomada de posição e fiscalização, mesmo que em caráter preliminar e preventivo.
  • Insiste em afirmar que ainda não há processo formalmente protocolado naquela Autarquia tratando da cisão no Plano Petros PPSP.

Agendamento de Audiência

Com base no contido num dos ofícios resposta da PREVIC, em 26/02/14 o GDPAPE fez contato com o Sr. Marco Antônio Bersani, Chefe do Gabinete do Diretor Superintendente da Previc, Sr. José Maria Rabelo, e de comum acordo foi agendada uma Audiência na PREVIC com o GDPAPE para o dia 20/03/14, quando lhes apresentaremos documentação complementar sobre os assuntos tratados e solicitações formuladas nos Ofícios GDPAPE.


O Ofício PREVIC nº 883/2014
Nesse Ofício, datado de 28/02/14 e recebido pelo GDPAPE em 11/03/14, num envelope sem carimbos da ECT, dentre outras coisas absurdas e inaceitáveis referentes ao Plano PPSP a PREVIC afirma que "a cisão de planos é uma das modalidades de reorganização de entidades fechadas de previdência complementar e de planos de benefícios, por elas administradas, amparada pela Lei Complementar nº 109/2001, conforme previsão contida em seu art. 33, inciso II".
Diz, ainda, acerca do pedido formulado pelo GDPAPE, que "para que seja instaurado procedimento administrativo para apurar a sustentabilidade técnica e legal da intenção da Petros de promover a cisão do PPSP, cabe-nos ponderar que, na atual fase, ele não faz nenhum sentido, uma vez que, para ser aprovado, terá que passar necessariamente pela criteriosa análise e aprovação desta Autarquia. Mas essa análise somente pode ser procedida a partir do protocolamento do processo para esse fim nesta PREVIC, o que ainda não foi feito pela Entidade."  
Na interpretação do GDPAPE, isso significa que somente após ser aprovada pela DEST e protocolada na PREVIC é que ela examinará a regularidade e legalidade,  ou não, da proposição da PETROS quanto à "separação de massas" no Plano Petros PPSP.


Desdobramentos
Em que pese a  afirmativa da PREVIC no mesmo Ofício de que “em relação a essa cisão do PPSP,  deverão se tranquilizar os participantes, porque somente será aprovada se estiver em total conformidade com os ditames legais”, o GDPAPE não irá aguardar que o desastre aconteça para então buscar revertê-lo. Vamos prosseguir na luta e com as medidas que se fazem necessárias.

______________________________________________

GDPAPE Notícias
Nesta seção disponibilizamos notícias publicadas na
mídia com conteúdo de nosso interesse.
Visite em: gdpape.org/News.htm 
______________________________________________


Contribuição periódica ao GDPAPE
Como já informado no Comunicado nº 20, o GDPAPE
planeja iniciar em Abril/2014 a cobrança de mensalidades
de R$ 23,00 a serem pagas semestralmente.
Melhores informações em: http://www.gdpape.org/partic.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário